body, upper body, hand-116585.jpg

Sopro no coração

O nome chama atenção, mas pouca gente sabe o que significa. E é importante saber o que é sopro no coração para identificar o problema logo no início dos sintomas e obter tratamento, evitando o seu agravamento. Você sabe ou já ouviu falar sobre sopro no coração? Em geral, essa alteração ocorre quando a válvula cardíaca apresenta problemas que impedem a correta circulação sanguínea.

O que é o sopro no coração?

O sopro cardíaco é um ruído que pode ser ouvido ou auscultado durante um exame clínico que é produzido pela passagem do fluxo sanguíneo pelas estruturas do coração

O sopro no coração acontece quando alguma das quatro válvulas cardíacas apresenta o orifício de passagem reduzido (o que chamamos de estenose) ou quando não consegue fechar corretamente e deixa o sangue voltar (insuficiência). Assim, como se enfrentasse maior dificuldade para fazer a travessia, a passagem do sangue acaba por emitir o som. Então, o sopro cardíaco trata-se de um sinal do peito de que algo pode não estar no seu perfeito estado de funcionamento.

O sopro no coração é grave?

Mas o sopro no coração é grave? Bem, há dois tipos de sopro: o funcional ou fisiológico, que é chamado também de sopro inocente, e o sopro patológico, que pode ser resultado de problemas no coração, como alterações nas valvas cardíacas.

O sopro funcional ou fisiológico  pode ser efeito de alguma doença sem relação com questões cardíacas, tais como a febre e anemias, ou até mesmo surgir após a prática de uma atividade física. Os sopros considerados inocentes são comuns em crianças e estima-se que de 50 a 70% delas apresentam esse tipo de sopro na idade escolar – sem que haja qualquer comprometimento no desenvolvimento saudável dos pequenos.

Já o sopro patológico são mais raros e merecem uma atenção maior, pois são sinais de problemas no coração e alterações nas válvulas cardíacas, também podem ser resquícios de complicações de doenças como por exemplo hipertensão, infarto anterior, radioterapia próxima do peito, endocardite anterior, hipertensão pulmonar, cardiopatia e uso de certos medicamentos, bebidas alcoólicas e drogas durante a gravidez, e a febre reumática.

Quais os sintomas?

Como já dissemos, o som característico só é ouvido através de exames clínicos e é o principal sintoma dessa alteração porém existem outros fatores como:

• Anormalidade no crescimento, isso é decorrente principalmente em crianças
  • Aumento das veias do pescoço
  • desmaio
  • dor no peito
  • falta de apetite
  • falta de ar
  • fígado inchado
  • ganho de peso ou inchaço repentino e sem motivo aparente
  • tontura
  • tosse crônica
  • transpiração intensa com o mínimo ou sem nenhum esforço.

Como tratar?

Quando é diagnosticado o sopro benigno e sem prejuízos para a saúde, não é necessário nenhum tipo de tratamento, podendo o paciente levar uma vida sem restrições. Mas, em alguns casos, a alteração cardíaca só desaparece com um procedimento adequado, de acordo com as causas da condição. Já nas situações em que o sopro é patológico, dependendo da gravidade, o tratamento pode ser feito por meio da administração de medicamentos e até mesmo, cirurgia para substituir ou fixar uma válvula no coração. Algumas situações podem ser tratadas com o cateterismo cardíaco.

Prevenção

Pelo fato da maioria dos casos de sopros cardíacos serem normais, não há como impedir o seu aparecimento entretanto é possível adotar um estilo de vida sustentável que inclui

manter uma alimentação saudável, controlar a pressão arterial e colesterol, evitar tabagismo, fazer exercícios físicos, ingerir bebida alcoólica com moderação.

Como vimos, é importante saber o que é sopro no coração para conseguir identificar essa alteração. Por não ser um problema que pode levar à morte, mas sim, um sintoma, é fundamental consultar um cardiologista para avaliação e exames