A cardiomegalia, também conhecida como coração grande, é uma condição em que o coração aumenta de tamanho, não como uma doença em si, mas como um sinal de outras doenças do coração, como coração, problemas nas válvulas do coração ou arritmia.
Quais as causas da Cardiomegalia?
As causas da cardiomegalia podem variar, mas frequentemente ocorrem devido a consequências de doenças preexistentes, como hipertensão arterial sistêmica, problemas nas artérias coronárias, infarto, diabetes, doença das válvulas do coração, hipertensão pulmonar, entre outras. Estas doenças podem deixar o músculo do coração mais grosso ou as câmaras do coração mais dilatadas, fazendo com que o coração fique maior.
Em alguns casos também pode ser sinal de um ataque cardíaco prévio e devido ao estresse corporal causado pela gravidez ou por certas infecções.
Normalmente é desenvolvida por consequências de algumas doenças preexistentes sendo elas:
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Problemas nas artérias coronárias como obstrução coronariana;
- Insuficiência cardíaca;
- Arritmia cardíaca;
- Cardiomiopatia;
- Infarto;
- Doença das válvulas do coração devido a febre reumática ou infecção no coração como a endocardite;
- Diabetes;
- Hipertensão pulmonar;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Insuficiência renal;
- Anemia;
- Problemas na glândula tireóide como hipo ou hipertireoidismo;
- Altos níveis de ferro no sangue;
- Doença de Chagas;
- Alcoolismo.
Como é feito o diagnóstico da Cardiomegalia?
Já o diagnóstico da cardiomegalia é feito com base no histórico clínico através de exames como raio x, eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia computadorizada ou em alguns casos ressonância magnética para avaliar o bom funcionamento do coração. Podem ser solicitados também alguns exames de sangue para detectar substâncias que podem causar problemas no coração. Outros tipos de exames que o cardiologista pode solicitar são o cateterismo, que permite visualizar o coração por dentro e a biópsia do coração, que pode ser feita durante o cateterismo para avaliar danos nas células cardíacas.
Quais os principais sintomas da Cardiomegalia?
A cardiomegalia na sua fase inicial geralmente não apresenta sintomas, no entanto, com a evolução do problema, o coração começa a apresentar maior dificuldade para bombear o sangue para o corpo de forma adequada. Em fases mais avançadas, os principais sintomas incluem:
- Falta de ar durante esforço físico, em repouso ou quando se está deitado de costas;
- Palpitações cardíacas;
- Dor no peito;
- Tosse, principalmente quando deitado;
- Tonturas e desmaios;
- Fraqueza e cansaço ao realizar pequenos esforços;
- Cansaço excessivo constante;
- Falta de ar durante esforço físico, em repouso ou quando deitado de costas;
- Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés;
- Inchaço excessivo na barriga.
É muito importante consultar um cardiologista da sua confiança logo que esses sintomas apareçam ou procurar um pronto socorro mais próximo se apresentar sintomas de infarto como dor no peito e dificuldade de respirar.
Quais os cuidados durante o tratamento de Cardiomegalia?
Eu sempre ressalto para os meus pacientes que mesmo não sendo uma doença a cardiomegalia é uma informação do coração de que algo está errado com o seu corpo por isso é importante tomar algumas medidas importantes durante o tratamento sendo:
Não fumar, manter o peso estável, manter os níveis de glicose bem controlados, realizar acompanhamento médico, evitar bebidas alcoólicas e cafeína, fazer exercícios físicos, dormir de oito a nove horas por noite.
Saiba mais sobre doenças do coração e como prevenir no meu Canal CardioTV e conheça os principalmente problemas cardíacos em mulheres!